Festa Caricatura - Amadora dias 29/30

Caros amigos do risco,

Mais uma vez se vai realizar o AmadoraBD – Festival Internacional BD da Amadora. Apesar de ter estado em risco a sua realização, devido aos cortes orçamentais, com muita ginástica por parte do pessoal organizador, ainda vamos conseguir realizar o 22º.

O AmadoraCartoon também conseguiu sobreviver como um dos componentes do Festival (homenageando o Bandeira, Luis Afonso, a colombiana Elena Ospina e Effat – Presidente da Feco-Egipto) e de novo vamos tentar que a Festa da Caricatura seja uma realidade. Ela só acontece graças à generosidade dos caricaturistas e enquanto eles quiserem.

O tema deste ano é o Humor, mais uma razão para que a nossa presença seja mais activa.

Assim, o Festival inaugurará a 21 de Outubro (19h Gal. Municipal, 21h Forum Camões) e o AmadoraCartoon a 22 (18h nos Recreios da Amadora com a inauguração das outras exposições espalhadas pela cidade).

No fim de semana de 29/30 será o fim de semana mais activo da caricatura. Como a CP deu apoio na divulgação, com cartazes do Festival em todos os comboios da zona Grande Lisboa e Alfas, o Festival tem de retribuir com algo. Pensou-se então fazer uma animação (não somos originais, Angoleme também faz isto com bandadesenhistas), ou seja começar a Festa da Caricatura (com almoço antes) na estação do Rossio (15 a 20m), continuar na viagem até à Amadora (15m) e depois prosseguir nos Recreios da Amadora (até às 17h). Ás 17h30 inaugura, na Casa Roque Gameiro a exposição “Direitos Humanos”, uma organização da FECO Portugal / Amnistia Internacional, com o apoio do AmadoraBD. Ás 18h30 é a cerimonia de entrega de Prémios nos Recreios da Amadora, seguida de jantar.

Dia 30 a Festa da Caricatura prossegue no Forum Camões (onde está o Festival) das 11h às 12h30, almoço seguido à tarde (15h às 18h) com a Mesa-redonda (ou rectangular) sobre o “Humor e o Associativismo”, em colaboração com a Feco-Portugal.

Em relação ao dia 29 no Rossio à duas alternativas que pomos à vossa consideração.

a) Fazer a acção no Rossio às 11h30, ir almoçar ali perto e por volta das 14h15 continuar na viagem do comboio até à Amadora. (esta opção por causa dos carros teriam de os deixar antes na Amadora e seguir para o Rossio de forma a estar lá pelas 11h30)

b) Almoçar na Amadora (12h) onde se deixam os carros, ir para o Rossio onde faríamos a Festa com o regresso em activo, para estarmos nos Recreios às 15h

Esta é uma forma de divulgar o Festival, o humor e a caricatura. É ir ao encontro do público e não estar à espera que o público vá ter connosco. Nesta acção cada artista não fará mais que umas 4 ou 6 caricaturas.

Fico à espera das vossas opiniões, assim como saber se posso contar convosco, ou não. Infelizmente isto é para o pessoal da zona da grande Lisboa, porque não temos condições de pagar gazolinas, mas se vens à inauguração da exposição dos Direitos Humanos (isto no dia 29)… Pagamos bilhetes de comboio, e refeições. 

Um grande abraço,
Osvaldo



Sem comentários:

Enviar um comentário