Festival BD da Amadora 20121 - Humor

Caros Humoristas, Bandadesenhistas, Cartoonistas,

Este ano o Festival Internacional BD da Amadora tem como tema o HUMOR. Razão? Em 1911 um grupo de artistas resolveu associar-se, na luta pelos seus direitos, por uma dinâmica de desenvolvimento e reconhecimento da sua arte, por protecção contra a exploração dos jornais, e por protecção na velhice… Fizeram uma ruptura com o passado ao deixar de se assumirem como caricaturistas, passando a usar o termo - humoristas. Nesta associação procuraram reunir todos os artistas da imprensa, ou seja os caricaturistas, os ilustradores, os pioneiros da narrativa gráfica… Por isso podemos considerar que este ano comemoramos o centenário da implantação do Humorismo em Portugal; que comemoramos o centenário do associativismo dos artistas da 9º Arte.

Como já referi as bases fundamentais da Sociedade dos Humoristas era: Despertar o gosto pelo humorismo; Protecção para os artistas; Regularizar a remuneração; Lutar contra a pornografia; Fundar uma revista da especialidade; Criar uma Biblioteca e um Museu da Especialidade; Promover Exposições e Conferências; Criação de uma Academia; Fundação duma Caixa de Socorro e Pensões.

A única coisa que conseguiram foi uma exposição em 1912 e 1913. A de 1919 é já uma realização extra Sociedade. Em 1915 Leal da Câmara cria o Grupo dos Fantasistas no Porto com os mesmos propósitos e dura até 1917. Em 1937 o mesmo Leal da Câmara cria uma nova Sociedade de Humoristas que realizam uma exposição em 1938 (com uma retrospectiva histórica do humor desde a Idade Média), e outra em 1939 para além de múltiplas conferências. Agora existe a FECOPortugal que procura reunir os cartoonistas, Bandadesenhistas, Ilustradores.

O que falha nestas Associações? É possível reunir Artistas numa associação de classes sem andarem todos à guerra?

O desafio que o FIBDA 2011 vos lança, na tentativa de comemorar este Centenário com a vossa participação, é que cada um faça um desenho humorístico, em tira cómica ou em BD de uma prancha sobre o que vocês pensam do associativismo dos artistas do papel, sobre o que vocês pesam das razões dos fracassos anteriores; sobre o que vocês pensam do que deveria ser uma associação destas. Porque com humor? Porque é a forma mais difícil e mais irreverente de sermos críticos connosco, e ao mesmo tempo a forma mais profunda e interventiva. Será que os artistas portugueses vão colaborar nesta iniciativa, ou vai falhar como a maioria dos projectos?

A Direcção do Festival teve a infeliz ideia de me convidar para Comissário da Exposição Central, razão pela qual estou eu aqui a escrever-vos em nome do FIBDA. Os trabalhos podem ser enviados por e-mail para humorgrafe.oms@gmail.com ou por correio para o CNBDI da Amadora até 15 de Setembro (para termos tempo para o catálogo e montagem da exposição.

Um grande abraço,
Osvaldo Macedo de Sousa


Sem comentários:

Enviar um comentário