PORTOCARTOON 2015

Cara(o) cartunista,

A ONU proclamou 2015 como Ano Internacional da Luz. Iluminar este tema com a luz do cartoon parece-nos um dos melhores apelos ao estro dos artistas do humor.
Trata-se de um tema de soberana importância e que mostra também as muitas desigualdades que existem à escala mundial. A luz do sol e da lua é igual para todos. Mas as outras luzes, as da eletricidade e de tudo o que lhe está associado, são motivo de muita escuridão em diferentes partes do mundo.
É esta reflexão que pretendemos suscitar.
Venha daí a luz do humor! Com o foco bem iluminado sobre progressos e distorções, na ribalta e nos bastidores. De permeio, está uma verdade indesmentível: não há luz sem sombra!
Para os Prémios Especiais de Caricatura 2015, estão designadas duas grandes figuras de fama mundial:
1 - o jogador português (natural da Madeira) Cristiano Ronaldo, ídolo desportivo, vencedor de várias bolas e botas de ouro;
2 - e o escritor norte-americano Ernest Hemingway (1899-1961), prémio nobel da Literatura, que há um século participava na I Guerra Mundial. Esta participação, como motorista da Cruz Vermelha e correspondente do jornal Kansas City Star, inspirou-lhe o Adeus às Armas (1929), obra emblemática do seu percurso literário.
A escolha desta figuras para alvo do engenho dos artistas do humor surge na sequência de outras designações feitas desde 2013: Manoel de Oliveira e José Saramago (em 2013); Nelson Mandela e Siza Vieira (em 2014).

Com votos de um ano 2015 cheio de humor e luminosas ideias, envio um abraço forte 
Luís Humberto Marcos
Diretor
Contactos:
PortoCartoon-World Festival
Museu Nacional da Imprensa
Estrada Nacional 108, nº 206
4300- 316 Porto
Portugal
Tel: +351 22 530 49 66
portocartoon@museudaimprensa.pt
www.cartoonvirtualmuseum.org





Sem comentários:

Enviar um comentário