Jorge de Sena e Mécia de Sena

A Poetria orgulha-se de apresentar o livro "Correspondência: Jorge de Sena e Mécia de Sena "Vita Nuova" (Brasil, 1959-1965), da autoria de Maria Otília Pereira Lage, que se vem revelando uma autoridade singular no estudo, desenvolvimento e divulgação da obra de Jorge de Sena.

Maria Otília Pereira Lage organizou e publica agora um importante acervo epistolar entre o grande escritor e sua mulher, que, pela referenciação no tempo e no espaço em que se insere, constitui um contributo documental notável para o entendimento da personalidade de Jorge de Sena nas suas múltiplas facetas de homem, intelectual, escritor, cidadão, mas também para a análise histórica, sociológica, económica, cultural e política da época.

E depois, estas cartas, intensas, lúcidas, verdadeiras, trazem-nos a luminosa densidade de uma paixão arrebatadora entre dois seres em total comunhão de vida e de destino, feridos pela separação e pelas dificuldades inauditas impostas por múltiplas contingências.
Ao lermos estas cartas somos inevitavelmente envolvidos na narrativa dramática de um combate obstinado que nem sempre a força do amor e da coragem conseguem apaziguar mas em que o impulso da "vita nuova" está sempre presente.

O lançamento realizar-se-á no dia 4 de Maio, pelas 17h, no Auditório da Biblioteca Pública Municipal do Porto ( a S. Lázaro). A apresentação estará a cargo dos Professores Doutores Maria do Carmo Castelo Branco, Gaspar Martins Pereira e Luís Alberto Alves, com leitura de cartas e poemas pela declamadora Celeste Pereira e acompanhamento musical (viola) por José Silva.

POETRIA
Livraria Poetria
www.livrariapoetria.com
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário