Barclay James Harvest em Gaia

10 de Julho – Concerto gratuito na Serra do Pilar
Barclay James Harvest em Gaia

A célebre banda inglesa está de novo na estrada e dá um espectáculo ao vivo na Serra do Pilar , onde juntará temas recentes aos grandes êxitos de uma carreira com mais de 40 anos.

Alguns dos temas musicais mais escutados em todo o Mundo entre as décadas de 70 e 80 vão ser interpretados ao vivo e por vários protagonistas de então num espectáculo único agendado para 10 de Julho próximo, em Vila Nova de Gaia, com todas as atenções focadas nos sons dos Barclay James Harvest.
Com o grupo britânico, o Pelouro da Cultura retoma neste Verão a iniciativa “Reviver os 70” que, anteriormente, trouxe à margem do rio Douro nomes como Ten Years After e Supertramp, entre outros.
Desta vez com um concerto único, o “Reviver os 70” tem lugar no espaço ao ar livre junto ao Mosteiro da Serra do Pilar, onde no ano passado tocaram os The Animals. E promete nova enchente, tanto mais que o espectáculo terá novamente acesso livre, apenas condicionado à lotação de segurança, a definir pelas autoridades no local.
Além disso, os Barclay James Harvest começaram há 44 anos a coleccionar fãs e, apesar das interrupções, continuam a somar seguidores e novos apaixonados aos fiéis revivalistas. É que, após o desmembramento da formação inicial, em 1998, alguns dos elementos principais da banda voltaram a juntar-se e recuperaram os “velhos” sucessos, apresentando também novos temas (recorde-se que o baterista Mel Pritchard morreu em 2004 e Les Holroyd tem outro projecto).
Assim, sob a designação completa “John Lees’ Barclay James Harvest”, a banda continua a apresentar-se com o líder-fundador e vocalista John Lees (igualmente responsável por uma das guitarras) e pelo também fundador Stuart “Woolly” Wolstenholme que, além da voz e guitarra, foi o responsável pelas teclas do Mellotron – o órgão electro-mecânico celebrizado pelos BJH e que se tornaria símbolo do rock progressivo nos anos 60 e 70.

DOURO BLUES NA SEMANA ANTERIOR
Entretanto, se o “Reviver os 70” apresenta neste ano um espectáculo único, tal deve-se ao facto de outros programas e festivais terem lugar por essa altura também em Gaia. É o caso do Douro Blues – V Festival Internacional de Blues
de Gaia, que decorre uma semana antes no Teatro d’Avenida, junto ao El Corte Inglés.
No dia 2, sobem ao palco o norte-americano Sherman Robertson, considerado um dos mais novos expoentes do zydeco, hard-swinging Texas electric blues, R&B e Louisiana Blues, e a famosa banda britânica The Yardbirds, por onde passaram nomes como Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page.
No dia seguinte, 3 de Julho, é a vez da norte-americana Mable John, que cantou já com Ray Charles, Billy Holliday, B.B. King e David Newman, entre outros. E, a fechar essa noite e o festival, Gaia pára com o lendário Magic Slim, conhecido como “o gigante dos Blues”, que aos 72 anos continua a encher qualquer palco com a força impressionante da sua voz e dos solos da sua guitarra.

Procure “GAIA É CULTURA” em www.facebook.com

Com os melhores cumprimentos,
Gabinete do Vereador Mário Dorminsky
Tel: 223 774 250

«Mira, Gaia, mira, que miras pela última vez!» - disse o rei Ramiro à bela Gaia, antes de a entregar às águas do rio Douro. E, em homenagem à rainha, a povoação, reconquistada aos mouros, passou a chamar-se Gaia.

Sem comentários:

Enviar um comentário