Humorgrafe

Exposição Internacional de cartoon – “ Exploração e direitos dos trabalhadores, olhar crítico a traço de humor”

“Num momento em que, a pretexto da actual crise, se intensifica a exploração e o ataque aos direitos dos trabalhadores para prosseguir com a acumulação de lucros escandalosos por parte dos grupos económicos, o PCP desafiou a Humorgrafe a colaborar numas jornadas de reflexão com a colaboração cartoonistas e caricaturistas de vários pontos do globo e de diferentes opções políticas e ideológicas para que, a partir da sua própria reflexão filosófico-humoristica, possam participar nesta iniciativa - Exploração e direitos dos trabalhadores pelo traço do humor - com o seu trabalho artístico sobre as grandes questões que hoje atingem milhões de trabalhadores em Portugal e no mundo: o desemprego, os baixos salários e o trabalho precário.”

Texto para regulamento com ligeiras alterações

a) O Partido Comunista Português, em colaboração com a Humorgrafe, prepara uma jornada de esclarecimento sobre os direitos dos trabalhadores.
A luta pela dignidade do trabalho, a exploração de milhões de seres humanos e os lucros escandalosos dos grandes grupos económicos, o aumento do desemprego e o rasto de destruição social, a luta dos trabalhadores como factor de ruptura e mudança da vida dos Povos, são elementos incontornáveis quando olhamos para o mundo em que vivemos.

Convidamos os cartoonistas de todo o mundo a meditarem sobre vários temas dentro desta área designadamente: precariedade no trabalho como factor de regresso a um passado sem direitos; salários baixos versos salários milionários para os gestores e lucros escandalosos; desemprego e o seu rasto de pobreza, destruição de riqueza e capacidade produtiva.

b) Cada artista pode participar até 4 trabalhos a preto e branco (uma só cor) enviados por e-mail (300 dpis – jpeg) para humorgrafe_oms@yahoo.com. O envio de trabalhos para a exposição pressupõe a dispensa dos direitos de autor para as publicações (sem fins lucrativos) destas jornadas.

c) O prazo limite é o dia 26 de Fevereiro de 2010, sendo a exposição inaugurada na quinta-feira, dia 18 de Março, em Lisboa. Eventualmente a exposição poderá ser exibida noutras localidades

d) Os trabalhos serão seleccionados por júri para a exposição, catálogo e demais publicações envolvidas neste evento – Exploração e direitos dos trabalhadores pelo traço do humor. Esta campanha realizar-se-á durante os anos de 2010 / 2011 podendo os trabalhos seleccionados serem usados nesse período pelos promotores desta iniciativa. Todos os artistas seleccionados serão notificados e receberão dois exemplares de todas as publicações (em papel) onde forem usados os seus trabalhos (agradecemos envio de morada postal para futuro envio de catalogo).

e) É um projecto com organização do partido Comunista Português, produção da Humorgrafe, tendo como director artístico Osvaldo Macedo de Sousa.

Com os meus agradecimentos
Osvaldo Macedo de Sousa

http://humorgrafe.blogspot.com
http://regulamentoscartoon.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário